Em junho de 1892 a Missão Cruls começou com o objetivo de demarcar a área da futura capital do país, essa missão durou 7 meses e contou com uma equipe de médicos, geólogos e botânicos. A equipe deveria fazer levantamentos topográficos, climáticos, geológicos, sobre os recursos materiais da região e sobre como era a fauna e a flora. O resultado da Missão foi a demarcação do primeiro quadrilátero que seria construída a nova capital do país.

Em 1956 já com uma nova remarcação do local, o presidente da República na época Juscelino Kubitschek deu início ao projeto. Para a organização, a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) lançou o “Concurso Nacional do Planto Piloto da Nova Capital do Brasil”.

O projeto vencedor do Concurso foi o do Arquiteto e Urbanista Lucio Costa que foi entregue desenhado à lápis e partiu do encontro de 2 eixos que cruzavam-se em um ângulo reto, fazendo o sinal da cruz.

Os eixos foram divididos em “Eixo Monumental” que abrigaria os prédios públicos, sendo os Federais no lado leste e os Locais no lado oeste e o “Eixo Rodoviário”, que foi um pouco arqueado, levaria as áreas residenciais divididas entre Asa Sul e Asa Norte e subdivididas em Superquadras.

Na intersecção dos eixos estaria a Rodoviária e próximo à ela os setores bancários e comerciais. Com o urbanismo aprovado, Oscar Niemeyer foi escolhido para fazer os monumentos da nova capital, como o Congresso Nacional, os Palácios da Alvorada e do Planalto, a Catedral, entre outros. Oscar Niemeyer junto com Burle Marx e Athos Bulcão compuseram boa parte da paisagem de Brasília.


Mapa