25 de Maio

Horário Palestra
09:00 - 09:30

Cerimônia de abertura

Lucas Kanashiro, Carlos Henrique e Sérgio Cipriano

09:30 - 10:30
Introdução ao projeto Debian e Software Livre

Carlos Henrique Lima Melara

---

O que é o projeto Debian? Quem pode participar? Eu posso participar? Qual a diferença entre unstable, testing e stable? Para que serve o repositório backports? Como o Debian responde a incidentes de segurança? Como é possível desenvolver o maior e melhor sistema operacional que existe sem uma empresa central dando as ordens? Se você está interessado nas respostas para estas e outras perguntas, esta palestra é para você. Se você se inscreveu na MiniDebConf sem saber muito bem o que era (spoiler: é a mini conferência do Debian), esta palestra também é para você. Não se encaixa em nenhuma das opções anteriores? Não se preocupe, esta palestra também é para você!


10:30 - 11:30
Ubuntu: um fork do Debian?

Lucas Kanashiro

---

Lucas Kanashiro nos apresenta sua versão sobre o relacionamento entre as duas comunidades. Como é este ecossistema e como essa relação é constituida.


11:30 - 12:00
Trajetória no projeto

Sérgio Cipriano

---

A ideia é mostrar um pouco de como o meu envolvimento com o Debian impactou minha vida pessoal e profissional e como a existência de uma comunidade local possibilitou todo esse processo. Além disso, vou mostrar um pouco das minhas contribuições e como me tornei Debian Mantainer ainda na universidade.


14:00 - 15:00
Maratona Linux - do empacotamento à distribuição controlada

Bruno Ribas & Davi Antônio

---

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que ocorre desde 1996. O evento surgiu como uma competição regional classificatória para as etapas mundiais do International Collegiate Programming Contest e faz parte da regional sul-americana do evento. Na etapa regional brasileira, mais de 800 equipes participam em diversas sedes espalhadas pelo país. Para garantir que os times compitam sob as mesmas condições foram criados o sistema, batizado de, Maratona Linux e um mecanismo de distribuição simplificado para as sedes.



O Maratona Linux é o ambiente de desenvolvimento utilizado desde 2016 na “Maratona de Programação”, a competição regional sul-americana do ICPC. Consiste em pacotes Debian que modificam uma instalação padrão do Ubuntu para torná-la adequada para a competição, instalando IDEs, documentação, compiladores, depuradores, interpretadores e impondo restrições de rede. O projeto, que começou com base no Ubuntu 16.04, foi migrado com sucesso da versão 20.04 para a 22.04, a versão atual de Longo Prazo (LTS). O projeto também foi melhorado pela adição de analisadores estáticos, atualização do mapa de dependência de pacotes, divisão de pacotes grandes e melhoria do pipeline de empacotamento.



Nesta palestra será dado um panorama da problemática da distribuição do ambiente computacional para as sedes no Brasil (e América Latina) e como é mantido o conjunto de pacotes que tornam um sistema Ubuntu em Maratona Linux. Esta palestra é destinada à qualquer pessoa que: se interesse por empacotamento; distribuição de software, do modo não tradicional, e ; para curiosos sobre a logística computação para um evento deste porte.


15:00 - 15:30
Contêineres Debian em Sistemas Embarcados

André Riesco de Ávila & Leonardo Held

---

Sistemas operacionais baseados em Linux para sistemas embarcados podem ser produzidos com métodos de construção complexos ou utilizando imagens pré-construídas, geralmente criadas pelo vendedor do hardware. Essas imagens prontas diminuem a necessidade de construção de uma distro personalizada, mas também aumentam o custo de customização para a aplicação final. Para atingir um balanço entre customização e facilidade de uso, a Toradex mantém uma distro de código aberto, o TorizonCore, que oficialmente suporta contêineres baseados em Debian, provendo um meio-termo entre customização e facilidade de uso.



Diminuir a barreira de complexidade e do tempo de chegada ao mercado de produtos baseados em Linux embarcado, sem ignorar aspectos de segurança e escalabilidade, são objetivos do TorizonCore, o que acarreta na importante decisão da distro base para os contêineres rodando sobre o sistema operacional. O Debian preenche justamente esses requisitos em função de ser uma distribuição estável, com suporte extendido (eLTS) e pacotes construídos para múltiplas arquiteturas, necessários para as placas-alvo arm.



A apresentação mostrará um caso de uso sobre como usamos o Debian no TorizonCore, contextualizando sistemas embarcados modernos multi-arquitetura rodando Linux e contêineres Debian. O público-alvo é a comunidade Debian em geral que possui interesse em conhecer como a distribuição é utilizada em sistemas industriais, traçando paralelos com plataformas hobbystas como Raspberry Pi, que também fazem uso do Debian.


15:30 - 16:30

Coffee break

16:30 - 17:30
A Equipe de Tradução do Debian Precisa de Você

Carlos Henrique Lima Melara

---

Texto para divulgação: A equipe de tradução do Debian l10n-portuguese atua em várias frentes para disponibilizar todo o sistema, infraestrutura e documentação em português para os brasileiros, brasileiras e falantes da nossa língua espalhados pelo mundo.



Não é um trabalho fácil e toda a ajuda é bem-vinda, por isso queremos apresentar nosso trabalho e áreas de atuação nessa apresentação. Ela será um convite para você que quer começar a contribuir para o projeto Debian!


17:30 - 18:30
Reconstruindo o Brasil com Software Livre e Debian

Carla Rocha, Deivi Kuhn e Valessio Brito

---

Um painel dedicado a discutir o potencial do software livre e do sistema operacional Debian como ferramentas fundamentais para a reconstrução do Brasil, promovendo a inclusão digital, a soberania tecnológica e o desenvolvimento sustentável. Um encontro aberto para todas, todos e todes, que desejam discutir melhores políticas públicas para o desenvolvimento de software livre em nosso país.




26 de Maio

Horário Palestra Oficina
09:00 - 10:00
Git e gbp no controle de versão de pacotes no Debian

Eriberto Mota

---

A palestra mostrará os conceitos básicos sobre Git e sobre gbp (Git Build Package), que são as ferramentas oficiais de controle de versão de pacotes no Debian.



O objetivo será demonstrar operações básicas com Git e com gbp para iniciantes ou leigos no assunto.


10:00 - 11:00
Explorando o pacote devscripts

Marcos Talau

---

O pacote devscripts contém um conjunto de scripts para facilitar as tarefas de um mantenedor de pacotes Debian. Nesta palestra é explorado de forma prática os principais utilitários do devscripts.


Empacotamento de software no Debian

Eriberto Mota

---

Será evidenciada a técnica de empacotamento utilizada pela distribuição Debian, que é a DebHelper. O workshop abordará o processo completo de um empacotamento, mostrando como é gerado um arquivo .deb, seguindo os rigorosos padrões exigidos pelo Debian.



Solicitamos aos participantes que quiserem tentar contribuir com o Debian que levem os seus notebooks com o Debian instalado. Em um exercício guiado, os que desejarem, poderão fazer algumas correções e atualizações em pacotes já existentes no Debian.



É recomendável conhecer bem o APT, ter conhecimentos básicos sobre shell script, se possível algum conhecimento básico sobre Makefiles, vontade de vencer e fé em Deus.


11:00 - 12:00
Construíndo um pipeline de deploy contínuo com Debian + Gitlab + Docker

David Carlos de Araújo Silva

---

Um dos grandes diferenciais de empresas de tecnologia que se destacam no mercado é a entrega contínua de valor a seus clientes. A prática da cultura DevOps em times ágeis, permite colocar código em produção de forma rápida e confiável. Nos primeiros 30 minutos desta palestra, apresentarei os principais conceitos de como funciona um pipeline de deploy contínuo no Gitlab. Falaremos de stages, jobs e artifacts. Apresentarei também como conectar o Gitlab à um servidor Debian, rodando um runner privado via Docker. Nos 30 minutos finais, faremos um “show me the code”, aonde farei o deploy contínuo de uma API Flask simples, utilizando os conceitos abordados anteriormente.


14:00 - 15:00
O Projeto Debian quer você!

Paulo Henrique de Lima Santana

---

A principal maneira de colaborar com o Projeto Debian é fazendo empacotamento de software. Mas existem várias outras formas que você pode ajudar mesmo não tendo conhecimento técnico. Nessa palestra, vou mostrar em detalhes quais são essas outras formas. Você pode traduzir, reportar bugs, escrever tutoriais básicos e avançados, elaborar materiais gráficos, organizar eventos, etc. Não deixe para amanhã a contribuição que você pode fazer hoje para o Debian, porque o projeto precisa de você!


15:00 - 15:30
Uma estratégia upstream e downstream para entrega contínua

Rafael Zago

---

Integrar o desenvolvimento do Skupper, um projeto upstream de software livre, com um produto comercial downstream, pode ser um desafio, mas é fundamental para garantir que os usuários tenham acesso às atualizações mais recentes do software e, ao mesmo tempo, para assegurar que o produto comercial permaneça rentável. A entrega contínua é uma estratégia eficaz para garantir a integração suave do software livre e comercial, permitindo que as empresas entreguem atualizações contínuas e consistentes para seus usuários.



Nesta palestra, abordaremos como adotar a entrega contínua como parte de uma estratégia upstream e downstream para integrar o desenvolvimento do Skupper. Discutiremos tópicos como a colaboração upstream com a comunidade de software livre, a integração downstream com o produto comercial, gerenciamento de versões, testes contínuos e automação.


15:30 - 15:35
Foto oficial

---

Foto oficial do evento


15:35 - 16:30

Coffee break

16:30 - 17:30
Proxmox - Como criar um cluster kubernetes utilizando o ambiente virtual do proxmox

Jonathan Abrantes

---

O Proxmox Virtual Environment é uma solução de virtualização incrível. O Kubernetes é uma solução incrível de conteinerização. Então, por que não combinar essas grandes tecnologias? Nesta palestra, você verá todo o processo de configuração do seu próprio cluster Kubernetes do zero, com o Proxmox mostrado como plataforma. Ao final deste vídeo, você terá seu próprio cluster pronto!
O público é voltado a DevOps e a partir da palestra eles terão plena capacidade de desenvolver um cluster onpremises para poder utilizar tanto em produção como em laboratórios.
Será coberto Proxmox, Ubuntu, configuração de servidores e o desenvolvimento do cluster.


17:30 - 18:10
Lightning talks (5 minutos)

Inscrições favor entrar em contato com Sérgio Cipriano pelo email sergiosacj@protonmail.com

---


  • Debsrsign: assinando seus pacotes remotos - Marcos Talau

  • Perdendo o medo do Kernel - Leon Held

  • Colabore com UI/UX e faça revolução nas interfaces de Software Livres - Valessio Brito

  • Introdução ao OpenStreetMap e resultado da Importação em Fortaleza - Gustavo Soares

  • OWASP Brasília: apresentação do capítulo - Anderson Alves

  • Delta Chat: um mensageiro de 4 bilhões de usuários - Giovani Ferreira

  • Guia do mochileiro BSB: locais legais para se aventurar por brasília - Leonardo Gomes, Giovanna Bottino

  • MiniDebConf 2024: Será em Belo Horizonte? - Paulo Henrique


18:10 - 18:40

Painel de perguntas e respostas (BoF)

Lucas Kanashiro e outros

18:40 - 19:00

Cerimônia de encerramento

Lucas Kanashiro, Carlos Henrique e Sérgio Cipriano



27 de Maio

Horário Atividade Oficina
09:00 - 18:00

Livre!

---


  • Hacking Day

  • Assinatura de chaves

  • installfest (Festival de instalação)


Empacotamento de software no Debian (Continuação)

Eriberto Mota
---
⚠️ Esta oficina é uma continuação exclusiva para aqueles que participaram do dia anterior.

---

Será evidenciada a técnica de empacotamento utilizada pela distribuição Debian, que é a DebHelper. O workshop abordará o processo completo de um empacotamento, mostrando como é gerado um arquivo .deb, seguindo os rigorosos padrões exigidos pelo Debian.



Solicitamos aos participantes que quiserem tentar contribuir com o Debian que levem os seus notebooks com o Debian instalado. Em um exercício guiado, os que desejarem, poderão fazer algumas correções e atualizações em pacotes já existentes no Debian.



É recomendável conhecer bem o APT, ter conhecimentos básicos sobre shell script, se possível algum conhecimento básico sobre Makefiles, vontade de vencer e fé em Deus.


Oficina de tradução

Carlos Henrique Lima Melara

---

Se você ficou interessado em ajudar a equipe de tradução do Debian, essa oficina vai te ajudar a dar o passo inicial e fazer sua primeira contribuição. Usaremos uma interface web (o DDTSS) para realizar a tradução de descrições de pacote (i.e. o que você vê quando faz um apt show :-).